DISPLAY CRIAÇÃO E DESIGN – A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, está provocando uma mudança de hábito do consumidor. A condução de veículos automotores após o consumo de bebida alcoólica está proibida. A mania nacional do “Happy Hour” ficou comprometida.


A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, está provocando uma mudança de hábito do consumidor. A condução de veículos automotores após o consumo de bebida alcoólica está proibida. A mania nacional do “Happy Hour” ficou comprometida.

Hoje, quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa, terá a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. A repercussão foi imediata e os números de vendas de cervejas e outras bebidas retratam este cenário.

Cabe as companhias interessadas, fazer ações que permitam a continuidade do hábito de beber sem confrontar a lei.

O projeto abaixo se propõe a fornecer uma solução para que os motoristas possam usufruir seu hábito do happy hour e ainda oferecer um programa que permita a fidelização dos clientes.

TEMA DO PROGRAMA

Sbórnia – O país das palavras molhadas.

OBJETIVO DO PROGRAMA

Permitir a volta do nível de consumo de cervejas aos patamares anteriores aos da “Lei Seca”.

Fidelizar clientes da marca de cerveja patrocinadora através de programa de bônus.

DESCRIÇÃO E CONTEÚDO DO PROGRAMA

 

O programa “Sbórnia – O país das palavras molhadas baseia-se no fato de esta ser uma palavra utilizada em certas regiões do país como sinônimo de lazer, entretenimento e diversão no limite.

Ao consumir a marca patrocinadora, o cliente estará automaticamente usufruindo os benefícios atribuídos ao programa. O fundamento do programa reside em que o consumidor ganha bônus, toda vez que consumir produtos da cervejaria. O consumo deverá ocorrer, sempre e exclusivamente, em pontos de venda credenciados pelo programa que serão denominados “Consulados da Sbórnia”.

Os bônus são representados pelo “Pila”, dinheiro “Sborniano”, para a troca de brindes e outros benefícios conforme explicaremos na seqüência desta apresentação.

O “Pila” é um dinheiro que só tem valor nos pontos de venda credenciados (Consulados). Com o acúmulo do “Pila”, o consumidor poderá utiliza-lo para pagar ou complementar:

a)      O táxi que o leve para casa.

b)      As despesas do consumo das cervejas,

c)      Entradas em shows, eventos ou espetáculos promovidos pela marca.

d)     Estacionamento para pernoite de seu automóvel.

A) Mecânica do Táxi

Ao optar pela alternativa de uso de táxi o consumidor deverá adquirir com seus “Pilas” os cartões para pagamento da corrida. Estes cartões serão adquiridos no caixa do consulado.

Sugerimos que cada cartão tenha seu o valor de face fixado em R$ 15,00 (quinze reais). Este é o valor médio de um pernoite de automóvel em um estacionamento na cidade de São Paulo relacionado no item “d” dos benefícios que será explicado na sequencia.

O taxista ao receber o cartão, ou cartões, fará a raspagem do número de registro que será enviado, via telefone ou SMS, a uma central que autoriza o crédito. Cabe dizer, que a quantidade de cartões e “Pilas” entregues no estabelecimento (ponto de venda) está condicionada ao volume de compra de produtos da cervejaria.

Se o consumidor optar pelo pernoite de seu carro em um estacionamento, o procedimento do responsável pelo estacionamento será o mesmo, habilitando o pernoite do veículo pelo período de 12 horas para cada cartão.

O custeio da ação poderá ser suportado por acréscimo nos valores dos produtos vendidos. O  resgate do dinheiro será feito pelos prestadores de serviços através de contratos.

Os valores dos “Pila” poderão oscilar, com a cotação de um pregão diário gerenciado pela central da cervejaria via internet ou telefone e SMS acessível a todos os Consulados e consumidores.

O pregão poderá ser anunciado apenas no final do dia ou da noite, privilegiando um horário que atenda as necessidades específicas de cada consulado (Happy Hour para alguns ou almoço para outros). Pode-Se ainda utilizar a cotação com finalidade promocional, ou seja fazer-se uma cotação específica para manter a ocupação dos consulados em determinados dias e horários a serem definidos pela cervejaria. Os Consulados poderão também fazer, a título promocional, promoções específicas, por tempo determinado divulgando uma ação especial como a bonificação de “Pila”.

A divulgação desta cotação promocional poderá ser feita no próprio consulado através do telão eventualmente disponível nas casas.

No site da “República Particular da Sbórnia”, via tecnologia Bluetooth, ou ainda com a utilização de outras ferramentas de comunicação (pontos móveis em promoções com rádios e jornais ou fixos), serão divulgadas notícias de interesse do público consumidor como shows, atrações e inaugurações de novos consulados.

No caso da compra em supermercado de produtos da cervejaria, que façam alusão ao programa da Sbórnia, será fornecido os “Pilas” equivalentes a quantidade de produto adquirido.

Esta compra dará direito, por exemplo, a créditos de “Pilas” para cada Pack de latas comprado em supermercado. Este crédito é menor ao praticado no Consulado, e o dinheiro arrecadado só terá valor em território Sborniano (pontos de venda), pois o objetivo do programa é estimular a ida a estes estabelecimentos.

O crédito dos “Pilas”, no Consulado (ponto de venda), ocorrerá sempre ao final da consumação, quando da apresentação da conta ao consumidor e será correspondente ao volume consumido.

Este crédito poderá ser efetuado na hora, com a entrega da quantidade correspondente em “Pilas” ou também poderá ser efetivado através de uma senha ou de cartão magnético, fazendo com que o cadastramento e o trânsito de consumidores pelo site seja intensificado.

Para evitar fraudes, o dinheiro Sborniano será impresso em “papel moeda” com hologramas (ex: Brasão Sborniano).

Os consulados serão devidamente identificados com o “Brasão da Sbórnia” para que os consumidores reconheçam qual estabelecimento é participante do programa.

A inauguração de consulados, (credenciamento de bares), são eventos geradores de tráfego para o estabelecimento.

A emissão do “cartão magnético” será feita para aqueles consumidores que se cadastrarem no site. Além de ser um cartão de fidelização poderá acumular a movimentação dos créditos e débitos do “Pila” adquiridos pelo consumidor. Outra vantagem da implantação do cartão é o acompanhamento dos locais e dos tipos de consumo dos associados (via programa de CRM) possibilitando uma comunicação mais dirigida. A administração do cartão pode ser feita com as operadoras Mastercard, Rede Shop ou Visa. A administração terceirizada proporciona ao estabelecimento realizar sua prestação de contas com a cervejaria através deste serviço.

Concursos e sorteios podem ser utilizados para a divulgação do programa utilizando-se também da mecânica das “raspadinhas” para distribuir prêmios e “Pilas” aos potenciais consumidores.

O “Passaporte” é outro item do programa. Em ocasiões de lançamento de produtos, festas e outras promoções, o passaporte seria o salvo conduto dos consumidores servindo como ingresso do mesmo a estes eventos. Com o passar do tempo o número de consumidores associados deve crescer bastante. Neste momento pode-se implementar uma mecânica de “Vistos” no passaporte que garantiriam o acesso aos eventos. Estes vistos seriam conseguidos nas visitas aos consulados quando da consumação, participação em jogos ou gincanas promocionais desenvolvidas para esta finalidade.

As fábricas da cervejaria serão as embaixadas da Sbórnia. A elas podem ser programadas visitas e outras atividades promocionais gerando créditos e vistos no passaporte que podem ser usados posteriormente no acesso a eventos promovidos pela cervejaria.

O Guia de Viagem do Sborniano será um guia editado com a localização dos consulados nas mais importantes cidades brasileiras. Dará informações da cidade e do bairro onde aquele consulado se localiza.

Fotos e pequenos filmes feitos pelos consumidores via celular serão disponibilizados em um  Brand Channel associado ao site. Isso poderá gerar a criação de comunidades virtuais.

O lançamento do programa deve idealmente ser feito com a dupla musical gaúcha Tangos e Tragédias. Esta dupla de música satírica e trejeitos estranhos se notabilizou no cenário nacional por se intitularem cidadãos da Sbórnia, que era uma ilha flutuante que ficava a deriva pelos mares do mundo.

A Sbórnia de Tangos e Tragédias é cheia de estórias encenadas pela dupla nos shows que fazem nos teatros do Brasil. Pode-se aproveitar estes episódios como roteiros de filmes mesclando com as estórias dos consumidores pelas noites nos consulados Sbornianos.

DURAÇÃO

O programa não tem duração definida podendo ser mantido em longo prazo sempre tendo renovado suas ofertas de serviços e mantendo assim a motivação para o programa de relacionamento com seus consumidores.

 

PASSO A PASSO DA IMPLANTAÇÃO

Desenvolvimento das peças gráficas tais como: dinheiro, cartões, bolachas de cerveja, vales cupons, banners, brasões, etc.

Levantamento inicial dos bares e restaurantes a serem credenciados nas cidades brasileiras.

Desenvolvimento do site da “República Particular da Sbórnia”.

ASSOCIAÇÃO AO PROGRAMA

Conhecer
Cadastrar
Fidelizar

 

Desfrutar

 

Conhecer

 

É importante o desenvolvimento de campanha em multimeios para dar grande visibilidade ao programa em seu lançamento como forma de inibir o desenvolvimento de programas similares pela concorrência.

Cadastrar

O cadastramento deve considerar os impedimentos legais para a participação de menores de idade no programa, criando formas eficientes de identificação dos cadastrados. Deve-se também considerar aqui as sugestões da ABEMD para ações de marketing direto (permissões, etc.).

Desfrutar

As condições de resgate e de descredenciamento e de abandono do programa devem ser claras e de fácil acesso para evitar confrontos e descontentamentos que possam prejudicar a imagem do programa e conseqüentemente da patrocinadora. As novas formas de premiação, assim como eventuais mudanças nas regras de participação, devem ser amplamente divulgadas.

Fidelizar

A fidelização se dará não apenas pelas recompensas oferecidas aos associados, mas também pelo fato do programa proporcionar a criação de verdadeiras comunidades virtuais (alojadas no site) e reais (através de confrarias dos consulados) proporcionando ganhos no desenvolvimento da comunicação da cervejaria.

 

Materiais a serem desenvolvidos

Bolacha de Chope

Baldes de gelo

Folder

Cartão magnético

Conteúdo do site

Conteúdo do passaporte (exemplo)

Juramentos do cidadão Sborniano:

Jamais dirigir quando beber

Praticar carona solidária, etc.

Toalhas de mesa em papel com passatempo e curiosidades (quando resolvidos valem um “Pila”)

Campeonato de jogos de Bar (tipo Truco, Sinuca e Porrinha) – Valendo Sb$ aos melhores colocados.

Materiais a desenvolvidos

 

Brasão

Bandeira Nacional

Selo Nacional Sborniano

Passaporte

Medalha Grã-Cruz da Ordem Sborniana

Federação Sborniana de Futebol

Uniforme de futebol da Seleção Sborniana

Presidente da República Particular da Sbórnia

H. Romeu Copo I

 

Pré requisitos

Grupo Tangos e Tragédias sob contrato de longo prazo para evitar assedio da concorrência.

DLA1 Apresentação SBORNIA

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