ARTIGOS PROMOCIONAIS,BRINDES, JOGOS – Trata-se de um peça promocional que provoca no ser humano um impulso involuntário de competir. Esse fenômeno acomete as pessoas sempre que se encontram com outras do mesmo meio ou nível, pois essas condições favorecem a comparação de forças em condições iguais. No caso, amigos que se reúnem no bar ou botequim para comentarem e compararem suas proezas.


 

OBJETIVO

 

Utilizar-se de um marcador de pontos para um dos jogos mais populares deste país, o “mata-mata”. Uma espécie de primo pobre do bilhar e da sinuca. O display-marcador foi concebido para ser usado por dois jogadores e seu uso independe de explicações mais detalhadas de manuseio. O próprio jogo por possuir regras simples, não requer sofisticação quanto à marcação dos pontos.

O “mata-mata” como é conhecido, baseia-se em eliminar todas as bolas do adversário independente de qual caçapa ela deva cair, ao realizar esta tarefa a vitória se concretiza.

O ponto então, será indicado no marcador para que não haja contradições.

O jogo é muito conhecido e praticado nas regiões limítrofes das grandes cidades, até hoje sem qualquer tipo de controle na aferição do vencedor final.

HISTÓRICO

 

Nos primórdios dos “jogos de bilhar” no Brasil, foi aqui praticada a modalidade “snooker”, por meio das originais regras internacionais – inglesas – na íntegra. Com o passar dos anos as normas e o jogo foram simplificados, regionalizados e distorcidos de sua origem, culminando com o surgimento de um jogo “doméstico” e só aqui conhecido, mas de grande popularidade. Seu aparecimento se deu principalmente em bares do interior dos estados brasileiros, proliferou na periferia das grandes cidades e ficou conhecido como “sinuquinha” ou “mata-mata”.

A mesa ficou menor, embora não oficial, cabe informar que mesmo assim existem regras e normas para seu desempenho, até porque, os estabelecimentos que mantém as chamadas “mesinhas” são também os “berçários” que originam grandes jogadores, e ainda continuam estimulando a iniciação de outros.

Por causa disto, não poderíamos deixar de atender esse contingente de jogadores até hoje, desamparados de um simples marcador.

PROMOCIONAL

 

Uma peça promocional que ajuda o jogador a prestar ainda mais atenção no jogo do que no número de partidas realizadas, ganhas ou perdidas. Essa comodidade favorece o desenrolar da partida, transformando-a num divertimento sem tensão ou disputa. Além de prestar um serviço útil aos jogadores, o display-marcador tem a vantagem de poder trazer uma mensagem publicitária contundente e direta. A visualização do placar será feita por um número incalculável de vezes, proporcionando assim uma resposta muito mais rapida à sugestão da mensagem.

PRODUTO

 

Um display com mensagem publicitária que é um marcador de pontos específico para mesas de “sinuquinha” ou  “mata-mata”, ao estilo dos usados nas mesas grandes de “snooker”. A peça contém dez “bolinhas”, separadas em dois grupos de cinco, identificando cada jogador. A marcação é simples, ou seja, apenas para aferir o número de vitórias.

O jogo de “Palitinhos” ou “Porrinha” é um jogo de adivinhação e blefe. Ao que parece,  teve sua origem na “Morra”, antigo jogo praticado pelos romanos. Jogado sem palitos, os contendores simultaneamente, apresentavam um ou mais dedos da mão direita e indicavam um número. Quem acertasse quantos dedos fossem apresentados ganhava o jogo. O nome “Porrinha”, pode ter surgido da expressão “Porro cum quo micas in tenebris ei liberum est, si velit, fallere“. Tradução: “Com certeza, àquele com quem jogas morra no escuro, ainda que avisado, podes enganar”. (Santo Agostinho, séc. IV d.C). Da palavra “porro” para “porra” e daí para “porrinha”, certamente foi um passo.

As regras do jogo são simples e claras; Cada jogador inicia a partida com três palitinhos. As mãos são escondidas para que se faça a escolha da quantidade de palitos a ser mostrada. (zero, um, dois ou três). Com a mão direita à frente, já com os palitos selecionados estabelece-se o início da rodada. A seguir, cada jogador dá o seu palpite (chamada), ou seja, o resultado da soma dos palitos contidos nas mãos dos participantes, inclusive os seus. Os palpites não podem ser repetidos. Ganha a rodada quem acertar o número exato da somatória. O vencedor desta etapa passa a jogar com um palito a menos, apenas dois. O jogador que deu o palpite primeiro, na próxima rodada será o último a “chamar”, e assim por diante. Ganha o jogo quem primeiro ficar sem os três palitos.

Utilizar-se de forma ampla e aberta um antigo jogo, conhecido e aprovado por toda a população. Sua utilização independe de nível social, cultural ou financeiro, porque se baseia em regras simples que todos aprendem imediatamente. Como um artefato lúdico teve seu maior sucesso em épocas passadas, principalmente, nos bares e botequins. O jogo se tornou freqüente entre os fregueses, onde o vencedor da disputa levava sempre como prêmio uma cerveja, que invariavelmente, era consumida pelos participantes. Tal gesto aumentava a camaradagem e criava entre todos uma espécie de confraria da cerveja. Por esta razão, nada mais justo, que restaurar este passado tão próximo, fazendo despertar novamente nos consumidores este hábito tradicional, muito divertido e sacramentado popularmente.

Estamos falando do famoso “Jogo de Palitinhos”, também conhecido em outros Estados da federação como “Porrinha”.

 

DLA QUIZ DA COPA

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